(51) 3714.5141

Dicas de Viagem

O imprevisto pode fazer parte das histórias para contar na volta. Para que estas histórias sejam
engraçadas ou dramáticas depende, em grande parte, de um bom planejamento.
Confira abaixo 82 dicas para garantir o sucesso da sua viagem:

1.As passagens como as conhecemos existem cada vez menos. Hoje, basta com emitir um bilhete eletrônico e ter um código de reserva. Para evitar qualquer problema, não esqueça de imprimi-los, e guarde-os junto com seu passaporte e outros documentos.

2.Faça uma fotocópia de seu passaporte e deixe o original bem guardado quando for andar pelas ruas de uma cidade ou visitar a natureza. Nunca deixe todos seus meios de pagamento e seu passaporte na mesma sacola, sob risco de perder tudo de uma vez.

3.No caso de viajar sozinho, sempre é bom avisar amigos e familiares sobre seus diferentes passos e destinos, deixar telefones e mails de hoteis, para contatos. 4. Não perca a calma com funcionários de sua linha aérea na hora do check-in. Seja educado, tolerante e tente resolver os problemas de forma racional. Gritar ou xingar o funcionário só pode piorar as coisas e fazer com que a única pessoa que pode ajudá-lo esteja contra você.

4.Não perca a calma com funcionários de sua linha aérea na hora do check-in. Seja educado, tolerante e tente resolver os problemas de forma racional. Gritar ou xingar o funcionário só pode piorar as coisas e fazer com que a única pessoa que pode ajudá-lo esteja contra você.

5.Em caso de problemas, ligue para a companhia aérea. Se você tiver uma resposta desfavorável, continue tentando até que alguém possa te ajudar. Atendentes telefônicos também são humanos, e podem ter mais ou menos vontade e treinamento para ajudar.

6.Viaje na temporada baixa. Lugares como a Tailândia ou a Índia ficam muito mais baratos e têm as mesmas opções de diversão com menos turistas.

7.Pesquise preços antes de viajar. Em lugares com muito turismo, pessoas podem tentar se aproveitar cobrando tarifas altas para viajantes desinformados.

8.Acompanhe seus gastos. Anote-os num caderno ou em seu computador/iPhone/iPad para não ter surpresas desagradáveis e terminar a viagem contando cada moedinha.

9.Emita um cartão pré-pago ou crie uma conta bancária apenas para a viagem, assim você não gastará mais do que pretendia na hora de voltar para casa.

10.Verifique as condições de seu banco para saque e pagamento no exterior. Taxas podem ser surpreendentemente caras. Lembre-se dos 6% de IOF que os cartões de crédito cobram por compras no exterior.

11.Verifique com antecedência o câmbio do país para onde você está viajando, além do jeito e lugar mais favorável para trocar o seu dinheiro e não ser prejudicado.

12.Cuidados com os traveler's checks, que em certos locais podem ser difíceis de trocar e pagar taxas caras. Prefira cartões de viagem pré-pagos.

13.Tenha um pouco de moeda local na sua chegada. Trocar dinheiro no aeroporto costuma ser caro. No caso da troca ser necessária, veja as diferentes opções, troque o mínimo e evite o primeiro lugar que você encontrar. Esse costuma ser o mais caro.

14.Evite casas de câmbio, principalmente em aeroportos e lugares turísticos; prefira sacar dinheiro em caixas eletrônicos, e sempre priorize cartões pré-pagos, que têm taxas mais baratas.

15.Compre comida e bebida em supermercados e prepare um lanche para evitar gastos em bares e restaurantes.

16.Mesmo viajando como mochileiro, reserve seu hostel com antecedência, procurando um que seja barato, confortável e seguro. Procurar alojamento pela cidade após uma viagem cansativa pode ser uma dor de cabeça.

17.Procure um apartamento em sites como Craiglist. Você pode encontrar boas ofertas, alojando-se em apartamentos confortáveis no coração das cidades, pagando o mesmo ou menos que um hotel médio.

18.Tome cuidado com ofertas furadas, e nunca pague por adiantado sem ter visto o apartamento e o dono pessoalmente. Leia as letras pequenas dos contratos.

19.Usando o site Couchsurfing, você encontrará alojamento gratuito na casa de habitantes locais em alguns países, um jeito excelente de conhecer a cultura do país que você estiver visitando.

20.Não compre voos internacionais e voos domésticos ao mesmo tempo. Em voos domésticos, existem promoções onde é mais barato comprar perto da data de partida.

21.Converse com garçons e atendentes locais - eles podem dar bons conselhos sobre lugares para visitar e costumes do lugar.

22.Hostels costumam ser um bom lugar para conhecer outros turistas se estiver viajando sozinho. Europeus costumam ficar em quartos comuns, e ainda que você não encare nada tão radical, lembre-se de que as áreas comuns podem ser o lugar certo para socializar.

23.Compartilhe informações com outros viajantes: quem gostou muito, irá recomendar; quem teve uma péssima experiência terá o maior prazer em avisar.

24.Visite os lugares turísticos, mas também fuja de roteiros tradicionais e tente conhecer, além da cidade dos turistas, a cidade dos locais.

25.Seja flexível quanto ao planejamento. Estabelecer uma programação rígida que você não consegue cumprir pode ser cansativo e frustrante.

26. Visite fóruns de turismo antes de viajar, para pedir conselhos a turistas que já estiveram no local que você vai conhecer.

27.Entenda que você nunca terá tempo para ver tudo, relaxe, e aproveite as coisas que você puder ver.

28.Se você não tiver tempo de pesquisar ou comprar um guia turístico, imprima um plano e algumas dicas para ter uma referência. E aprenda a se perder numa cidade desconhecida: você pode descobrir lugares inesperados.

29.Adapte-se rapidamente ao local, aprenda algumas palavras básicas da língua e tente conhecer habitantes do país. Seja flexível.

30.Não tenha vergonha de pedir dicas aos recepcionistas do hotel, eles podem ser muito úteis e aconselhar os lugares certos para visitar.

31.Encontre um alojamento na casa de pessoas nativas. Este tipo de experiência é único e garante conhecer a cidade de maneira 100% autêntica.

32.Aprenda nomes de comidas e como pedi-las. Experimentar comidas novas, claro, tem que fazer parte da viagem, mas você também quer fazer ideia do que você está comendo e não quer acabar pedindo alguma coisa com algum ingrediente que você odeia.

33.Carregue um lanchinho na sua mochila quando estiver passeando, para não ser incomodado por uma fome repentina e ter que encurtar sua visita para procurar um lugar para comer.

34.Tenha um livro de bolso e alguma revista na mochila; sempre é útil para momentos em que se espera o ônibus ou avião.

35. Coma em mercados de rua, e almoce menus nos lugares onde almoçam os habitantes locais em horário de trabalho; é uma garantia de preço razoável e, muitas vezes, de uma boa refeição.

36. Evite alimentos crus e sucos em lugares que pareçam suspeitos. Use o bom senso e não deixe de experimentar comidas, mas sem pôr sua saúde em risco.

37.Informe-se sobre preços de táxi para não ser enganado. Em alguns lugares, os táxis não têm taxímetro. Neste caso, pergunte o preço na saída para evitar surpresas desagradáveis na chegada.

38.Investigue os meios de transporte público tanto na cidade quanto para ir do aeroporto até seu hotel, pode ser um ótimo jeito de economizar dinheiro.

39.Preste atenção em como se comportam os locais, cada meio de transporte tem regras e costumes e um bom turista sabe respeitar como devem fazer os locais.

40.Preste atenção em sua carteira e sua mochila, não seja o típico turista distraído, tipo vítima favorita de ladrões do mundo inteiro.

41.Ao chegar ao aeroporto, em países com fama de inseguros, pegue um táxi de empresas que você tiver investigado previamente, podendo pagar um pouco mais caro , mas evitando de viver a péssima experiência de pegar um falso táxi e ser assaltado em sua chegada ao país.

42.Se estiver viajando de ônibus, fique de olho na hora da paradinha para esticar as pernas. Não se afaste do ônibus e pergunte ao motorista quanto tempo dura a parada, para não ter o desgosto de ser esquecido.

43.Deixe cartões de crédito e passaporte no hotel, e de preferência num cofre. Perdê-los no meio de uma viagem é uma grande dor de cabeça.

44.Pense numa carteira "falsa", com cartões de crédito bloqueados e um pouco de dinheiro para entregar em caso de assalto.

45. Esteja sempre atento, não se exponha a situações perigosas. Morando no Brasil, todos sabem que não há grande coisa que possamos fazer contra assaltos, mas, com certeza, atenção e consciência ajudam a evitar problemas.

46.Antes de sair para beber, planeje direito como voltar. Afinal, rondar bêbado à noite por uma cidade desconhecida é um bom jeito de arranjar confusão.

47. Use jaquetas com bolsos internos para guardar as coisas mais importantes, isso dificultará roubos e perdas.

48.Evite levar laptop, a menos que seja realmente necessário. Existem cyber-cafés e lugares onde você pode se conectar sem ter que levar seu computador, correndo o risco de perdê-lo ou quebrá-lo.

49.Se você tiver mesmo que levar um computador, opte por um netbook, mais leve e de fácil transporte.

50.Seja discreto, não use joias chamativas, esconda sua câmera fotográfica e não deixe todo seu dinheiro guardado no mesmo bolso - deixe pequenas quantias separadas para a hora de pagar. Tome cuidado com sua bolsa ou mochila.

51.Durante viagens de ônibus, deixe uma mochila com suas coisas importantes sempre bem perto de você. Para ficar mais tranquilo, compre uma pochete para usar sob a roupa.

52.Para prevenir os efeitos de um voo longo, beba muita água antes de sua viagem. Comece 24 horas antes do seu voo.

53. Leve um kit de remédios contra diferentes dores e doenças que poderiam estragar sua viagem: diarreia, náuseas, dores de cabeça, dores musculares e febre. Pense também em levar protetor solar e band-aids.

54.Em caso de viagens longas, pense num seguro de saúde para viajantes, se houver algum problema, é melhor a sua saúde estar garantida.

55.Informe-se (antes de viajar) sobre doenças locais e as melhores formas de preveni-las ou curá-las.

56.Não tenha vergonha de tentar aprender algumas palavras e frases na língua local Será um bom meio de conhecer pessoas, e mostrar que você se interessa pelo país. Peça desculpas por não dominar a língua e use a arma infalível: o sorriso.

57.Não se restrinja a conhecer outros turistas ou estrangeiros morando no país. Claro que costuma ser divertido, mas conhecer locais é conhecer os costumes e a sociedade do país onde você está.

Não se restrinja a conhecer outros turistas ou estrangeiros morando no país. Claro que costuma ser divertido, mas conhecer locais é conhecer os costumes e a sociedade do país onde você está.

58.Tenha um diário com você para anotar lugares que visitou, coisas diferentes das que gostou e lembranças em geral. Essas anotações ganharão muito valor daqui a alguns anos.

59.Não descarte puxar papo com pessoas que pareçam amigáveis, mas, sem exagerar na confiança. Tenha cuidado.

60. Não esqueça de carregar sua máquina fotográfica. Parece óbvio, mas todo viajante já se deparou com a situação de não ter suficiente bateria para tirar as fotos desejadas.

61.Verifique com antecedência a voltagem do lugar para onde você vai e o tipo de tomada, para poder prever um adaptador.

62.Não seja inconveniente na hora de tirar fotos. Se você estiver tirando fotos de pessoas locais, sorria, seja simpático e peça licença; não tire fotos como se as pessoas fossem monumentos ou meras curiosidades.

63.Faça um esforço para se comunicar com as pessoas, mesmo que você não conheça a língua. Mímicas, último recurso, podem tirar você do sufoco.

64.Respeito é uma palavra-chave para fazer turismo sem incomodar os habitantes locais. Um lugar de culto, além de ser muitas vezes um lugar bonito que vale a foto, é um lugar onde pessoas rezam e meditam.

65.Após tirar fotos de alguém, mostre o resultado e ofereça enviar as fotos por e-mail.

66.Não deixe os vendedores abusarem dos preços, mas sem perder a calma e o bom humor. Afinal, pechinchar é uma arte, e objetivo é que o preço seja o mais conveniente para ambos os lados.

67.Lembre-se de que barganhar um dólar pode parecer um exercício divertido para você, mas para o outro pode estar em jogo o leite das crianças. Literalmente.

68.Aprenda frases como "quanto custa?" ou "muito caro" na língua local, isto fará com que vendedores locais sejam mais flexíveis.

69.Ao planejar uma viagem para o exterior, verifique se o país exige um visto, e quanto tempo é necessário para obter o visto em questão.

70.Na hora de passar a fronteira, prepare bem as informações necessárias para responder as perguntas dos funcionários da alfândega: passagem de volta, endereço do seu hotel, e propósito da viagem.

71.Verifique se o seu passaporte está carimbado com a data correta, algum erro pode causar problemas legais durante sua estadia ou na hora de deixar o país.

72.Leve sacos plásticos transparentes para guardar produtos líquidos na sua bagagem de mão, caso contrário, eles podem ser apreendidos. Verifique as normas quanto ao limite autorizado antes de viajar.

73. Ao viajar com linhas "low coast", fique esperto no limite de peso. Estas empresas aéreas cobram passagens baratas, mas com limite de peso, e cada quilo extra custa caro.

74. Não deixe as coisas para depois. Se você estiver em frente a um museu ou lugar que queira visitar, não corra o risco de não poder voltar e faça a visita na mesma hora.

75.Ao estar numa cidade que você não conhece, vá ao aeroporto ou a estação de trem com bastante antecedência. Se você estiver em cima da hora, qualquer probleminha, erro de baldeação ou trânsito pode fazer com que você perca seu voo ou seu trem.

76.Peça para visitar o quarto de hotel antes de aceitar ficar no local. Verifique os lençóis, a limpeza do banheiro e se o local tem água quente.

77.Não pague seu hotel antecipadamente, assim, caso exista qualquer problema, você poderá ir embora sem perder o seu dinheiro.

78.Verifique os horários do café da manhã do hotel. Aproveitar esta refeição fará com que você economize dinheiro e esteja com boa disposição para os passeios matinais.

79.Cuidado com os prestadores de serviços. Caso haja alguma dúvida quanto ao preço, tente esclarecer antes de qualquer coisa, se necessário, escreva a cifra num pedaço de papel, e verifique se o preço indicado é na moeda local ou em dólares.

80.Use o web check-in das linhas aéreas. Graças a este sistema, no qual você faz o seu check-in pela internet, você ganha tempo e escolhe seu lugar, evitando o risco de ter que viajar por horas sentado na poltrona do meio.

81.Compre lembranças pequenas e que não virem uma dor de cabeça para serem levadas. Afinal, o que vale mesmo é você ter se lembrado das pessoa queridas durante uma viagem especial.

82.Tenha uma agenda virtual de contatos, endereços e números de documentos importantes. Basta enviar um e-mail com os dados para o seu próprio endereço e proteger-se contra perdas e roubos.

Fonte: Vida e Estilo / Terra

Receba nossas promoções

Inscreva-se em nossa newsletter